ÉVORA - CAPITAL DO DISTRITO DE ÉVORA E CIDADE - MUSEU


Évora O TE é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, e da região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com uma população de 49 252 habitantes (2011). Évora é a única cidade portuguesa membro da Rede de cidades europeias mais antigas.
É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1307,08 km² de área e 56 596 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arraiolos, a nordeste por Estremoz, a leste pelo Redondo, a sueste porReguengos de Monsaraz, a sul por Portel, a sudoeste por Viana do Alentejo e a oeste porMontemor-o-Novo. É sede de distrito e de antiga diocese, sendo metrópole eclesiástica (Arquidiocese de Évora).
O seu centro histórico bem-preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal, o que lhe vale o epíteto
 e Cidade-Museu. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declaradoPatrimónio Mundial pela UNESCO.


VISTA NOCTURNA  DAS MURALHAS

PRAÇA DO GIRALDO

VISTA PARCIAL DE ÉVORA

SÉ DE ÉVORA

CAPELA DOS OSSOS
Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas doConcílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". 




  • SÉ CATEDRAL DE ÉVORA
  • A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, ou simplesmente Sé de Évora, apesar de iniciada em 1186 e consagrada em 1204, esta catedral de granito só ficou pronta em 1250. 

  • Inauguração1746



  • Estilos arquitetônicosArquitetura românicaArquitetura barrocaEstilo manuelinoArquitetura gótica


























  • uma das portas de entrada da cidade
    IGREJA São FRANCISCO




    CLAUSTROS DA IGREJA DE São FRANCISCO







    1.  Universidade de Évora                                                       


      1. foi fundada foi fundada em 1 de Novembro de 1559 pelo Cardeal D. Henrique, futuro Rei de Portugal, a partir do Colégio do Espírito Santo. 







    1. TEMPLO DE DIANA







    1. Templo Romano de Évora (Diana)

      O Templo Romano de Évora também chamado de Templo de Diana, é um templo de estilo coríntio, construído no início do século I, d.C.
      É o que resta do fórum da cidade de Évora e era dedicado ao culto imperial, contrariamente ao que nos chega pela tradição popular, que o identificou como sendo dedicado à Diana, deusa romana da caça.
      O templo, construído em mármore e granito, é rodeado por colunas coríntias colocadas sobre um pódio que se encontra quase completo. As colunas da fachada desapareceram completamente, restando as seis da retaguarda e algumas das laterais.
      Sofreu várias alterações ao longo dos séculos, que começaram no século V com as invasões bárbaras e continuaram pelo século XIV quando servia de casa-forte ao castelo da cidade.
      Na segunda metade do século XIX, foram demolidos os edifícios anexos e realizou-se uma grande operação de restauro, repondo o traçado primitivo do templo.
      Já no século XX, novas campanhas de escavações permitiram encontrar vestígios de um pórtico e do espelho de água que o rodeavam.
      Localizado no Largo Conde de Vila Flor, encontra-se rodeado pela Sé de Évora, pelo Tribunal da Inquisição, pela Igreja e Convento dos Lóios, pela Biblioteca Pública e pelo Museu.

    1 comentário:

    1. pelas fotos lindissíma a cidade de Évora, sei que em encarnações anteriores estive morando nela!

      ResponderEliminar